Quando, por algum motivo, nos sentimos fartos de ser magoados, por vezes temos a tendência de atacar os outros, em vez de simplesmente jogar a defesa. Claro que isso apesar de trazer alívio momentâneo, a médio/longo prazo vai trazer efeitos indesejáveis. Porque tudo o que fizermos de mal mais cedo ou mais tarde se virará contra nós! No entanto, porque não? Se todos nos pisam, nos tratam mal, duvidam de nós, porque não podemos nós também o fazer? E se uns o fazem, não o farão todos? Então o melhor mesmo é jogar pelo seguro e desconfiar de tudo e todos! E porque não também atacar? Para evitar que qualquer avanço do adversário nos apanhe desprevenido!
O resultado previsto é que vamos acabar por afastar toda a gente com medo que nos possam um dia magoar! E afastamos os que não gostam de nós, mas também aqueles que por outro lado gostam muito! Como efeito colateral podemos ter a solidão, que se vai instalando progressivamente e quando damos por ela já é muito difícil sair da sua companhia…
O ideal seria mesmo manter a esperança e confiar nos outros, acreditar que nem toda a gente nos vai desiludir, porque só assim podemos abrir o coração e deixar alguém entrar! Só assim nos livramos de ficar eternamente sós, submersos em angústia, tristeza, solidão. Temos que ter a consciência que podemos ser magoados, propositadamente ou sem querer, mas pode acontecer, e temos que estar preparados para isso, para superar qualquer adversidade sem desistir! E sempre com a certeza de que não estamos sozinhos! De que há por aí alguém que gosta de nós e que o “eu” também é uma boa companhia!
Beijinhos***
3/08/08
Água aromatizada caseira
Há 10 anos